Preparando para se mudar para a casa nova

Depois de encontrar a casa que queríamos iniciamos o processo de estruturar a mudança. O primeiro passo é informar a empresa para que eles nos dêem suporte para o estabelecimento do lease ou rental agreement, que nada mais é do que o contrato de aluguel da casa. Depois é feita uma inspeção de segurança e por último planejamos a logística dos móveis e utensílios. Vou falar um pouquinho sobre cada passo do processo:

O contrato:

Para o estabelecimento do contrato, a Expat Advisor tem que aprovar o contrato e incluir o parágrafo da cláusula de mudança imprevista, que estabelece que o locatário não pagará multa ao locador se a saída da propriedade acontecer antes do fim do contrato em função de mudança a trabalho, desde que comunicado com 90 dias de antecedência. Está é uma grande negociação a ser feita, pois muitos proprietários não conhecem nem entendem esse lifestyle expat. O stress desse processo é que às vezes a aprovação e a negociação desta cláusula levam tempo e aí o locador que não entende o processo, não tem paciência de esperar e fica fazendo pressão na gente para tudo acontecer logo. Ou até mesmo desiste de alugar porque tem outra família esperando, que pode fechar o negócio imediatamente.

No meu caso, eu confesso que achei o processo estressante e o suporte precário. Imagina, você chega em um país novo, você não tem a menor ideia como é um contrato. Claro que a gente vai ler se tem alguma coisa que a gente discorda, ou que pode ser prejudicial à nós, mas de resto, não tem como identificar se alguma coisa é fora do padrão. No nosso caso, posteriormente, ficamos sabendo que duas coisas não eram padrão e estavam no nosso contrato: que as contas permanecessem no nome do proprietário e que tivéssemos um seguro de locatário. O seguro de locatário até se mostrou útil, tendo em mente que desastres naturais não são raros nessa cidade, mas o fato das contas permanecerem no nome do proprietário não foi legal, porque sentimos falta de ter comprovante de endereço e isso também afeta a construção do crédito no nosso nome. Eu senti falta da Expat Advisor nos alertar sobre esses pedidos por parte dos locadores não serem comuns por aqui.

Outra coisa que nós negociamos foram as cláusulas de visitas e de impermanência na residência. Inicialmente o contrato dizia que não poderíamos ter visitas por um período maior do que 7 dias e que também não poderíamos deixar a propriedade por um período maior que 10 dias. Explicamos que tendo família em outro país não faz o menor sentido eles virem nos visitar por um período menor que 15 dias e também falamos o mesmo sobre as nossas viagens. Eles entenderam e estenderam os períodos nos dois casos para 15 dias, mas deixaram em aberto estender esse tempo desde que acordássemos tudo antecipadamente por e-mail. Apesar de acharmos essa cláusula muito estranha, depois vimos que é padrão nesta região.

Inspeção de Segurança:

A Expat Advisor foi à residência no mesmo dia do fechamento do contrato para fazer a inspeção de segurança. E ela falou que estava tudo ok, mas depois que nos mudamos descobrimos que duas das três portas da casa não trancavam e que nós não tínhamos acesso ao quadro elétrico da casa… Sério, isso foi um erro grave e acabamos tendo stress com o proprietário por causa disso em um momento posterior, quando os disjuntores da cozinha desligaram e não tínhamos acesso para religar…

Logística:

Depois de contrato fechado e sabermos a data em que temos a chave da casa, temos que fechar um contrato de aluguel temporário de móveis e utensílios pra quebrar o galho até a chegada do nosso container do Brasil. Basicamente a empresa aluga pra gente cama, uma cômoda, um sofá, uma TV, uma mesinha pra botar a TV, uma mesa de jantar pequenina, alguns pratos, copos, panelas e utensílios de cozinha. Ficamos com a casa praticamente vazia até a chegada das nossas coisas do Brasil.

Depois de fechar o contrato da casa, agendar a data de entrega da chave, book a entrega dos móveis temporários, é hora de informar a data da entrega do apartamento temporário e arrumar as poucas coisas que temos conosco para a mudança para o novo lar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close