Expat Support and Expat Advisor

Expat Advisor é uma pessoa contratada pela empresa para te ajudar a iniciar a sua vida em um novo país. É uma pessoa que vai cuidar da burocracia, que vai te ajudar a retirar documentos como o nosso CPF, carteira de motorista, abrir conta em banco, pedir permissão de emprego, te apresentar a um corretor de imóveis, te acompanhar no processo de fechar contrato de aluguel. Em teoria essa pessoa te acompanha a todos esses lugares e te dá suporte durante todo o processo, isso quando não faz praticamente tudo por você, principalmente em países com uma lingua não tão comum, como o Brasil e Holanda em que raríssimas pessoas chegam já fluentes no idioma.

O Expat Support é uma pessoa que vai te ajudar na parte prática: vai te dar as boas vindas à cidade, vai te mostrar os bairros, o que tem pra fazer, te ajudar a achar médicos, a fazer novos amigos. Eles procuram fazer encontros entre a comunidade expatriada para que as pessoas se sintam parte de um grupo.

Ou seja, essas duas figuras exercem funções extremamente importantes para o sucesso de seu assentamento em um terras longínquas.

Nosso encontro com a expat advisor aconteceu no dia seguinte à nossa chegada. Ela foi nos encontrar já junto com a nossa corretora. Ela chegou e já nos entregou papéis explicando onde tirar o SSN (Social Security Number, emais ou menos um CPF brasileiro), a carteira de motorista, o visto de trabalho. Quando perguntamos se ela iria nos acompanhar ela falou que não precisava, que era tranquilo, que se a gente tivesse alguma dúvida que ligasse para ela.

Já o meu encontro com a Expat support só aconteceu porque uma amiga minha, que se mudou do Brasil pra cá junto comigo, comentou que tinha ido almoçar com ela e achou estranho eu não ter ido junto, uma vez que chegamos juntas. Ela en tão perguntou de mim para a Exat Advisor, que sequer sabia da minha existência. Ela me contactou e fomos então almoçar em um restaurante que ela marcou.

Bom, ela foi me buscar na porta da empresa, junto com a sogra, o que achei esquisitíssimo! Era um restaurante de frutos de mar famoso até, mas ela conversou um pouquinho comigo, me deu uma papelada enorme para ler, e falou que tinha que ir embora logo para pegar a filha na escola. Não ficou claro pra mim se ela incluiu o almoço da sogra na conta corporativa e minha expectativa de ter ajuda para conhecer a cidade foi por água abaixo.

Assim como a corretora, a prestação desses dois tipos de suporte para a nossa mudança não ajudou em nada….

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close