A mala da maternidade é uma coisa importantíssima e segundo a minha obstetra deve estar pronta aos 7 meses de gestação. Mas, eu confesso que criava muita expectativa sobre o assunto, principalmente lendo os blogs no Brasil, porque as listas de coisas para levar na mala são extensas e porque it´s a big deal a mala do bebê para levar na maternidade.
Lamento te desapontar, mas as coisas aqui nos US são bem mais simples. Os hospitais providenciam tudo o que é necessário para a mãe dar a luz e levar o seu bebê para casa. Você pode levar os itens que você acha importante para você, para o seu bem estar e o seu conforto, mas precisar, precisar mesmo você não precisar levar nada, nem para você, nem para o seu bebê. A única coisa que você realmente tem que se preocupar é de levar alguma coisa para o acompanhante. E também não tem esse lance de mala bonitinha para o bebê. Normalmente as mães levam uma bolsa de fraldas (se levam).
Então, vou compratilhar com vocês o que eu fiz:
A mala – depois de pesquisar muito uma mala de maternidade bonitinha para o bebê (tanto em lojas físicas quanto on line) e não achar, eu acabei encomendando uma mala do Brasil porque eu sonhava em ter uma malinha dessas que eu via na internet, em blogs e instagram. Comprei a minha mala de maternidade na Lili Bag e eu adorei tanto a qualidade do produto quanto o serviço prestado. Não preciso nem dizer que a mala foi o maior sucesso do hospital, né?
Levei na mala do bebê apenas 2 roupinhas, uma de tamanho RN e outra de tamanho 0 a 3 meses para a saída da maternidade. Também levei um cobertorzinho, mas acabei não usando. E a mala ainda voltou cheia de coisas que o hospital deu pra gente: kit banho, gorrinho, fraldas, lenços umedecidos, luvinhas, blusinhas, swaddles…
Meu marido também deixou uma malinha pronta para ele, com shampoo e roupas para 3 dias.
E na minha mala eu coloquei:
- Documentos (Identidade e cartão do seguro de saúde)
- Óculos
- Carregador de celular
- Um livro legal de ler, para passar tempo
- iPad
- Moedas para as vendor machine (caso a gente quisesse comprar alguma coisinha naquelas máquinas que vendem besteirinhas)
- Caixinha de som (eu fiz uma play-list bem legal para o meu parto e uma com músicas bem calminhas pra ficar com ele no quarto)
- 3 soutiens de amamentação
- 3 camisolas de amamentação (eu sabia que ia ter visitas e eu não me sinto bem de ficar com aquela roupa horrorosa de hospital, mas lembre-se que tem um grande risco de você arruinar as suas camisolas, então se quiser levar, tem que ser com desapego)
- 3 roupões ( os roupões combinavam com as camisolas e também me protegeram do frio do hospital)
- Maquilagem
- Necessaire com shampoo, condicionador, leave in e cremes, escova e pasta de dentes
- Secador de cabelo
- Escova e pente
- Elástico / prendedor de cabelo (a última coisa que você quer é um cabelo incomodando, caindo na sua cara na hora do parto, né?)
- Meias quentinhas (no hospital eles não dão meia e você pode sentir frio no pé, pois normalmente o ar condicionado é bem frio)
- Chinelo
- Roupa para sair da maternidade, com sapato e acessórios pra combinar
- Almofada de amamentação (indispensável! é muito confortável amamentar o bebê nessa almofada já desde o hospital, que é quando vocês estão aprendendo a amamentar, a fazer a pega)
- Bomba de amamentação
- Birth Tools (eu levei uma bola de pilates vazia e com a bomba, para fazer exercícios e óleo de massagem para o meu marido fazer masagem nas minhas costas e pescoço para me relaxar)
Fora a bomba de amamentação (mas foi legal ter levado para as enfermeiras me ensinarem como usar) e as birth tools (porque acabei tomando anestesia e não fazendo exercício nenhum pre-parto), eu usei tudo o que eu levei.