Eu confesso: me empolguei e comprei MUITo brinquedo para o meu filho. Mas, hoje, se você me perguntar, a dica que eu te dou é: não faça isso!
Hoje eu vejo que, em relação à brinquedos, menos é mais. Crianças precisam mesmo é de carinho e atenção. Além disso, quanto mais brinquedos você compra, mais espaço você precisa para armazená-los. E é importante armazenar os brinquedos de uma forma organizada, clean para o bebê.
Eu confesso que eu me dei conta disso o dia que eu fui organizar o quarto do Henry. Eu comprei uma estante para guardar os brinquedos, dessas organizadoras, que tem quadradinhos para guatrdar as coisas, sabe? Ali eu poderia guardar apenas 9 brinquedos. Então eu estoquei o resto dos brinquedos, que ficavam numa caixa no chão e deixei apenas 9 opções de brinquedos e livros para ele. Enfim, o Henry passou a aproveitar MUITO mais o quarto dele, a brincar sozinho, a curtir os brinquedos que estavam disponíveis.
Então, minha recomendação é: não compre brinquedos por impulso. Term muita coisa bonitinha e divertida, mas compre brinquedos estrategicamente, que vizem o desenvolvimento do seu filho de acordo com a idade dele. Compre brinquedos que estimulem a brincadeira independente, mas também compre brinquedos que ele possa brincar com você.
Seguem os brinquedos que o Henry mais usou / gostou quando era recém-nascido e que eu acho que vale a pena:
1 – Livrinhos de plush / Soft baby books: Minha sogra comprou um pro Henry quando ele nasceu e ele simplesmente AMOU!!! Não largava o livrinho de jeito nenhum até ele fazer quase 1 ano.
2 – Livro Art for Baby: Quando os bebês começam a enxergar eles adoram contrastes, por isso estes livrinhos em preto e branco fazem um sucesso com eles. Henry ficava um bom tempo olhando as figuras deste livro.
3 – Espelho: Esses espelhinhos próprios para bebês, que não quebram são ótimos.
4 – Mobile: Ter um mobile no berço, no car seat, no trocador de fralda ou no meu caso, o predileto dele, no Rock n Play é sempre uma boa pedida de entretenimento para eles.
5 – O tapetinho de ginástica do bebê.
6 – Chocalhos
7 – Um brinquedo que eu amei para distraí-lo em restaurantes foi essa Rodinha.
8 – Vocês sabem que não é recomendado deixar NADA no berço do bebê, mas se quiser deixar um daqueles paninhos com bichinhos, a pediatra recomendou este, que é feito de um material be levinho e, se acontecer de acir no rostinho do bebê, enquanto ele dorme, pelo menos não impede a respiração dele.